Óleo de Coco

Com certeza você já ouviu falar muito em óleo de coco, afinal está na moda assim como muitos alimentos, mas de fato hoje existem muitos estudos que dizem que é uma das melhores gorduras para serem utilizadas em nossa alimentação e na minha opinião é uma das mais versáteis.

coconut-oil

Além disso hoje falo dele pois meu nutricionista querido e super competente já me recomendou o uso dele, então incluo na alimentação minha e da minha família sempre que posso. Estou um pouco sumida das consultas nutricionais com ele, o Gabriel Alvarenga, mas sigo direitinho tudo que aprendi até hoje, os ensinamentos dele é tipo andar de bicicleta, a gente pode até dar uma caída de vez em quando, mas que a gente não esquece, não esquece não. Uma das coisas mais valiosas que aprendi em relação a alimentação que ele me disse e que é até obvia depois que se escuta assim, que é para tentar esquecer o termo dieta, palavrinha aterrorizante que assombra muita gente quando a falamos, aprendi com ele a reeducação alimentar, e que ela é possível e se tornou tão natural na minha vida como se fosse assim desde pequenininha hehehe.

Mas não se esqueça, cuidado com os modismos, hoje em dia está cheio de alimentos poderosos que prometem milagres, mas acredito fortemente no equilíbrio, então para mim super funciona comer “tudo” moderado, e tudo eu falo de carnes, carboidratos, vegetais, frutas…mas sei que hoje estamos em um mundo soterrado de produtos industrializados, e certamente eu também os consumo, mas penso que comer uma comida feita por nós é a melhor opção e uso isso como pilar do meu dia-a-dia, e evito as porcarias que nos chamam das “vitrines”, e procuro escolher os pacotinhos da melhor forma possível. Alimentação é uma questão de hábito, programação e acredite, ela pode ser deliciosa… prova disso é uma Culinarista Nanda Carneiro que sou fã e que o Instagran dela é tipo uma Exposição de arte, e é cada coisa deliciosa que sai de lá, e como ela mesma diz, Corram para as Colinas, seja lá o que isso significa kkkk AMEI!

ejdiewd9ew

O óleo de coco é um óleo extraído da polpa do coco, rico em vitaminas, proteínas e lipídios e é considerado um óleo estável, pois não contém gorduras trans, além de ser rico em ácidos graxos, vitamina E, Ômega 6 e Ômega 9. O mais comum e fácil de encontrar é o extra virgem, mas existem a versão virgem, orgânico e ainda o mais novo deles o Sem Sabor, mas todos são mais saudáveis que outros óleos pois suportam altas temperaturas sem sofrer nenhuma modificação.

Mas se achar que só porque é saudável pode beber de canudinho está enganada, consumindo de maneira exagerada o colesterol ruim pode ir lá para as alturas ;), então procure sempre um especialista para recomendar a quantidade ideal na alimentação, mas como aqui vamos falar do ponto de vista estético vou focar em alguns usos bem bacanas do óleo de coco no seu dia-a-dia.

É difícil numerar a quantidade de maneiras que você pode usar o óleo de coco na sua vida, pois são várias, mas vou exemplificar alguma delas aqui para você se abrir para esse novo horizonte de possibilidades… Nutre-se e Hidrate-se =D

1 – Hidratante

tamanho-creme-.jpg

Estranho né, imaginar que o óleo que a gente usa para cozinhar a gente pode passar no corpo também, mas acreditem Bonitas, pode e deve. O óleo de coco é super hidratante, e é um ótimo e natural substituto para muito hidratante industrializado que tem por aí. Claro que não é para mergulhar dentro do pote ou tomar banho para não ficar que nem salgadinho frito, é para usar com moderação pois ele rende muito.

Você pode usar no corpo, principalmente nas áreas mais cascudas rs, como cotovelos e joelho, e eles agradecem o super poder de hidratação que esse óleo tem. Ele também dá uma turbinada nas pernas com efeito meia calça, pois deixam um brilho natural.

O uso no rosto já é uma história mais delicada,  é mais recomendado o uso do produto puro para quem tem a pele extra seca, mas você pode usar como demaquilante, como hidratante labial e se ainda assim quiser usar no rosto como hidratante facial, pode fazer uma máscara. Colocar e depois tirar.

2 – Cabelos

01-7-extraordinary-uses-for-olive-oil-conditioner

O uso no cabelo é uma maravilha. Não é a toa que hoje em dia existem muitos produtos a base de óleo de coco, tanto para pele quanto para o cabelo, mas é que ele substituo a altura vários óleos que tem por aí. Você dar uma turbinada no seu creme hidratante que irá fazer a massagem/hidratação dos fios, você pode usar umas gotinhas como reparador de pontas, proteger o comprimento dos fios quando for fazer uma tintura…

oils-for-hair-1Uma receitinha para um reparador de pontas que promove brilho

  • 30ml de óleo de coco (de preferencia extra virgem orgânico)
  • 4 gotas de óleo essencial de alecrim

Misture tudo em um fraquinho próprio de reparador que você acha em lojas de essências ou de cosméticos, além de poder usar também um daqueles vidros de conta gotas. Aqui eu reutilizei o vidrinho do meu floral =D

3 – Assaduras – cicatrizes – picada de insetos

como-2bdizer-2bpele-2bmacia-2bcomo-2bbumbum-2bde-2bnen-c3-a9m-2bem-2bingl-c3-aas

E no bumbum do seu neném também pode colocar o óleo de coco. Você pode fazer uma misturinha que nem o óleo de cabelo, porém usando um óleo essencial de algo calmante como por exemplo lavanda, ou algo refrescante como capim limão. Fica bem parecido com o óleo de girassol que até já existe no mercado próprio para assaduras de hidratação da pele do bebê.

repelente-caseiro-afasta-o-mosquito-da-dengue-zika-e-chikungunya-4-4-640-427Por ter ação anti-inflamatória alivia a coceira de picadas de alguns insetos, como mosquito. Lembrando que esse óleo não substitui nenhum tratamento médico, então se algum sintoma ou incomodo persistir, melhor procurar um médico.

Receitinha de uma repelente natural

4 – Massagem

10-maneiras-como-usar-o-oleo-de-coco-massagem

Nada como uma massagem para relaxar de um dia cansado né?!

Então vambora usar óleo de coco para relaxar com uma massagem também. Você pode misturar o óleo com algumas gotas de óleos essenciais para fazer a massagem e ainda hidratar o corpo.

5 – Na panela (pois não podíamos deixar de falar dela).

Para finalizar, claro que o uso mais conhecido para o óleo de coco é para cozinhar, afinal de contas ele é um óleo vegetal assim como outros que costumamos usar no dia-a-dia, mas exatamente por suportar altas temperaturas, ele é ótimo para o uso de receitas que vão ao forno ou fogão. Honestamente falando, apesar de AMAR coco e seu sabor, confesso que já troquei gorduras tradicionais nas receitas salgadas pelo óleo de coco e estranhei um pouco (A que ainda mais gosto é a Ghee). O óleo de coco tem um saber bem característico, mas como tudo é questão de gosto, acho que vale a pena você experimentar… Já utilizei para, desde refogar alimentos, assim como para untar assadeira, para fazer bolo (Fiz essa semana um bolo delícia de Amêndoas, quem viu?), molho de salada… mas o que mais eu gosto de usar é em receitas doces, tipo panqueca, bolo, biscoito… mas também de vez em quando coloco no meu pote quase sem fundo do café da manhã, pois as vezes coloco tantas farinhas na minha fruta que coloco uma colher de café com óleo de coco para dar uma umedecida, e super ajuda também no bom funcionamento do intestino.

Finalizo aqui com uma receitinha para fazer chocolate em casa! Isso mesmo, você pode criar seu próprio chocolate. Não é uma receita daquelas lindas e até poéticas, feitas a partir da semente de cacau, moída e triturada, que nem no filme Chocolat (quem ama esse filme? <3), mas é um jeitinho de você fazer um chocolates sem açúcar para dar aquela tapeada nos dias punks da TPM

cocoabutterbars1-1-of-1Barra de Chocolate Amargo

Ingredientes:

1/2 xíc de cacau em pó sem açúcar (pode ser substituído por chocolate em pó)

3 c.sopa de óleo de coco

1 c.chá de extrato de baunilha

2 c.sopa de leite vegetal (ou leite de sua preferencia)

1 1/2 c.sopa de stévia em pó

*** na receita original tem ainda um ingrediente que nunca vi no Brasil, que é “liquid vacila stevia”, mas acho que isso pode ser opcional =D

Preparo: Basta você misturar todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo até ficar uma mistura uniforme. Depois coloque em formas de chocolates e leve ao freezer.

Espero que tenham gostado e experimentes suas próprias receitas e contem para a gente!

Até a próxima,

Por Ly Yoshida

Fontes:

*Imagens retiradas de pesquisas da internet

http://www.copraalimenticia.com.br

https://authoritynutrition.com/31-coconut-oil-uses

Sugar-Free Dark Chocolate Candy Bars {Nut, Dairy & Gluten Free}

https://www.tuasaude.com/repelente-caseiro/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s