Procurando Dory – sem spoilers

A peixinha que fez sucesso em 2003 ganhou um filme para contar a sua história!!!!

procurando_nemo_2dandreew

Dory e Marlin em Procurando Nemo, 2003

Um dos filmes que mais aguardei desde o seu anúncio foi o Procurando Dory. Quando Procurando Nemo foi lançado em 2003 tinha 13 para 14 anos e amei de paixão o filme. O filme tem diversos elementos que agradaram os mais jovens e os não tão jovens assim. Pois é, essa era a minha expectativa com Procurando Dory….e sinceramente, não saí decepcionada do cinema.

Sinopse:

Um ano após ajudar Marlin (Albert Brooks) a reencontrar seu filho Nemo, Dory (Ellen DeGeneres) tem um insight e lembra de sua amada família. Com saudades, ela decide fazer de tudo para reencontrá-los e na desenfreada busca esbarra com amigos do passado e vai parar nas perigosas mãos de humanos.

procurandodoryfoto

Procurando Dory segue a mesma receita do seu antecessor, com mensagens de valorização da família, superação das dificuldades e muitas informações sobre a vida marinha (as crianças e adultos saem do filme sabendo um pouco mais sobre os seres do mar). Mesmo assim, o público não precisa ver o Procurando Nemo para entender a produção atual: um filme é independente do outro quanto a história. Mesmo assim, existem muitas referências ao primeiro, por exemplo:

Quando a Dory encontra o Marlin diz que estava procurando algo, mas não lembrava o que era, só sabia que era importante. Finalmente descobrimos o que a Dory estava procurando.

A Dory em um ou outro momento dizia que adorava conchas. Neste filme também é possível descobrir o motivo disto.

Particularmente, gostei muito do filme, mesmo que não tenha nada de muito inovador – as vezes o filme fica meio morno -, talvez seja por nostalgia….não sei, mas gostei muito e recomendo. Realmente o filme dedicado a Dory não supera o Procurando Nemo, mas não deixa a dever.

Interessante foi ver a sala de cinema: quase não tinha criança!!!! Adulto eram a maioria na minha sessão e olha que nem foi tarde da noite, foi 16;50 de uma sexta-feira.

haha-gaoficialhaha-eu-indo-assistir-procurando-nemo-eu-indo-assistir-2858253

Tenho um palpite, pode ser que esteja errada, mas acredito que virá um terceiro longa relacionado ao universo do Nemo, Marlin e Dory contando a história do Polvo Hank, que mostrou ter um grande pavor do oceano. Hank que é dublado pelo ator Antonio Tabet do Porta dos Fundos.

antonio_tabet-finding-dory-620x536

Polêmica

Meses antes da estréia do filme começaram a circular boatos de que existiram personagens que representariam grupos LGBTs. Apesar desse boato ser desmentido pelos produtores, ao que parece há uma insinuação muito rápida de um casal transgênero, que eu NÃO PERCEBI!!! Tive que rever cenas na internet para confirmar essa informação, que para mim não está claro. Acho que é forçar a barra achar que o casal é transgênero. Também houve a história de que o professor Raia seria gay….outra vez: De onde tiraram isso? Acho que o pavor de gays é tão grande que veem gays em todos os lugares…. aff

dory

Podem ser duas irmãs passeando, amigas. Por que teriam que ser namoradas?

Recorde

Procurando Nemo arrecada 132 milhões no final de semana de estréia nos Estados Unidos e Canadá e estabelece novo recorde para filme de animação.

procurandodory

Deficiência

O filme também trás uma mensagem sobre aqueles que possuem algum tipo de deficiência, mostrando que é possível viver com ela e “continuar a nadar”. Mostra como os demais devem entender e enfrentar essa características, sem preconceito. O filme passa uma boa mensagem sobre inclusão.

Também tem outros personagens com problemas psicológicos como: o polvo Hank com transtorno pós-traumático; a Beluga Bailey com problemas de auto-estima; e o Geraldo que tem um problema cognitivo evidente, mas não fica claro qual seria e, infelizmente, serve apenas para fazer piada.

geraldo-finding-dory

CURIOSIDADES

Easter Egg

A placa que aparece em um caminhão no fim do longa é um easter egg de longa data da Pixar. O número da placa é CALA113. “A113” aparece em todos os filmes do estúdio e é uma referência à uma das dependências de um instituto de artes que foi casa de muitos artistas do estúdio.

Ryca

Dory é a personagem mais popular da Disney na internet – sua página no Facebook tem mais de 25 milhões de fãs.

Ótimas lembranças. SQN

É possível ver a foto da menina Darla, de Procurando Nemo, na parede do setor de quarentena do Instituto de Biologia.

Antigos amigos 🙂

É possível ver alguns personagens antigos de outros filmes da Pixar aparecendo como visitantes do Instituto de Biologia, como por exemplo: as crianças da creche de Toy Story 3; alguns adultos e adolescentes vistos previamente em Divertida Mente;  e a mãe com seu filho que estão esperando no consultório do dentista quando Darla chega, em Procurando Nemo

Sem pressa!

O filme possui uma (imperdível) cena pós-créditos. (que esperei, esperei e não aguentei e fui embora sem ver 😦 )
(curiosidades retiradas do site AdoroCinema.
Por Rebeca Gonzalez
*Imagens retiradas da internet
Anúncios

Um pensamento sobre “Procurando Dory – sem spoilers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s