Warcraft -o primeiro encontro de dois mundos (sem spoilers)

Esse final de semana fui assistir o filme tão aguardado pelos gamers. Antes de qualquer coisa, tenho que confessar que não jogo World of Warcraft!!!

Como assim você não joga e vai comentar sobre o filme!?!? Pois é, não jogo, mas conheço por alto o enredo do jogo e jogo outros games da Blizzard, como Diablo, mas realmente WOW não jogo. Por que nunca joguei? Simples! WOW é o tipo de jogo que causa grande imersão do jogador, criando uma realidade paralela e me conheço muito bem. Não tenho limites! Se começar a jogar WOW é possível que meus amigos não me vejam por muito tempo, pois vou querer jogar todos os dias, toda hora, em qualquer momento livre.

Warcraft-O-Primeiro-Encontro-de-Dois-Mundos-5

Então, vamos ao filme.

Sinopse: Azeroth está à beira da guerra quando a sua civilização, composta por humanos, enfrenta uma raça invasora: Orcs guerreiros que abandonam Draenor seu lar em ruínas, a fim de colonizar outro lugar. Quando um portal, conhecido como O Portal Negro conecta os dois mundos, exércitos enfrentam destruição, enquanto outros enfrentam a extinção. Anduin Lothar (Travis Fimmel), líder dos humanos e Durotan (Toby Kebbell), líder dos orcs, são colocados numa rota de colisão que decidirá o destino e seu povo.

Warcraft – o primeiro encontro de dois mundos criou a expectativa de finalmente existir um filme baseado em um game que fizesse sucesso e representasse a mesma grandiosidade que o jogo. Essa expectativa só aumentou quando divulgaram que o diretor seria Ducan Jones (de Lunar), fã confesso de WOW e orçamento final  da produção em 160 milhões.

De fato o filme vai agradar os jogadores que já estão familiarizados com a história, mas aqueles que desconhecem totalmente ficarão um pouco perdidos. No meu caso, apesar de não jogar, não encontrei problemas para acompanhar o filme, mas não fui para a sala de cinema com conhecimento zero sobre o que iria encontrar. Como disse antes, estou familiarizada com o universo. Ao contrário do que ocorre com os filmes Senhor do Anéis, onde há uma introdução que faz com que os leigos se encontrem em meio a tanta informação e personagens, Warcraft parece se focar mais nos seus fãs. O próprio diretor Jones afirmou que o enredo é tão complexo quanto Game of Thrones e Avatar. Apesar disso, não vejo como um grande problema. Basta a pessoa prestar bastante atenção que vai conseguir entender tudinho….

20638196

Elenco

O que considero um grande problema para o filme é que tudo me pareceu muito corrido. Neste primeiro filme (tudo indica que haverão outros), aconteceu tanta coisa em tão pouco tempo, que tudo ficou meio superficial. Pouca profundidade. O filme parece se passar em poucos dias, mas jogadores me contaram que aquilo tudo aconteceria em alguns meses, talvez dois anos (coisas que os jogadores me contaram, não me responsabilizo se esta informação estiver errada…rsrs). Por precisarem colocar tanta coisa em duas horas de filme, nenhum personagem pôde apresentar a profundidade que merecia. Acho sinceramente que valia a pena fazer mais de um filme para esta história inicial.

Bem……sobre a atuações. Em geral, os atores são bem medianos. Nada absurdamente ruim, nem bom. Mediano mesmo. Inclusive, pude comprovar o que já achava….Travis Fimmel, o protagonista Lothar, é um ator mediano. Sim, ele faz o Lothar direitinho, um personagem muito carismático – o ator também é carismático -, mas tinha a impressão de que estava vendo o Ragnar Lothbrok da série Vikings (série que estou ansiosa para recomeçar). Vários trejeitos do Ragnar estavam lá no Lothar.

screen-shot-2015-11-07-at-01-51-29

Travil Fimmel como Lothar

maxresdefault (1)

As vezes tinha a impressão de ver Ragnar Lothbrok

A mestiça Garona talvez tenha sido a personagem mais forçada. Não vou entrar em grandes detalhes para evitar spoilers. Em pouquíssimo tempo a personagem ganhou importância e passou a estar em todos os locais e com pessoas fundamentais do lado humano…..enfim. Talvez tenha ficado meio solta essa informação, mas estou tentando não falar nada antes de verem o filme.

warcraft-teaser

Um ponto muito positivo foram os efeitos visuais, realizado por captura de movimentos pela empresa Industrial Light & Magic. O que realmente impressiona são os Orcs. A riqueza de detalhes, movimentos….tudo fica perfeito. Vi algumas críticas que diziam que certos movimentos de batalhas ficaram artificiais, porém, devemos sempre nos lembrar que se trata de um filme baseado na história de um game. A referência é o jogo, não tem como se distanciar demais. O enredo pede esse tipo de efeito.

Resumindo, o filme não é ruim, eu gostei de verdade. Levando em consideração todos os filmes que surgiram de a partir de games, esse foi o melhor que vi. O filme em si é bom. Bem divertido. Recomendo que as pessoas assistam. No fundo, no fundo, todos pensavam que pudesse surgir um novo grande épico, como aconteceu com o Senhor do Anéis. O filme não decepciona, mas dava para ser muito mais do que foi. Quem sabe o segundo filme (se existir) não consegue corrigir esses detalhes.

CURIOSIDADES

O filme estava marcado para estrear em dezembro de 2015. Com medo da concorrência com um pequeno lançamento chamado Star Wars: O Despertar da Força, o longa foi alterado para maio de 2016.

Bill Westenhofer, chefe de efeitos especiais do filme e o ator Robert Kazinsky, são reconhecidamente viciados no jogo World of Warcraft.

Um dialeto foi criado especialmente para os Orcs.

O filme foi adaptado não somente dos jogos, mas dos livros originais: “Rise of the Horde” e “The Last Guardian”.

O filme ficou cerca de 20 meses em pós-produção. Thomas Tull, CEO da Legendary Pictures, revelou que o diretor Duncan Jones e a equipe técnica está trabalhando para elevar o nível de produções do gênero ao máximo.

As filmagens duraram quatro meses.

Colin Farrel esteve em avançadas negociações para interpretar o Rei Llane – papel que acabou ficando com Dominic Cooper.

Johnny Depp foi considerado para o papel do protagonista. (Ainda bem que foi o Travis Fimmel! Melhor ver o Ragnar como Lothar do que o Capitão Jack Sparrow).

Por Rebeca Gonzalez

*Imagens retiradas da internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s