BELGARIOCA 2015 – Festival Belga no Rio de Janeiro

Screen Shot 2015-11-10 at 15.00.18

Começou ontem, dia 10/11, o BELGARIOCA 2015, um festival organizado pelo Consulado-Geral da Bélgica no Rio de Janeiro para apresentar aos cariocas um pouco mais sobre a cultura, gastronomia e produtos da Bélgica. E mostrar que no País não existem apenas chocolates, cervejas e batatas fritas.

A programação vai mostrar ao público carioca a pluraridade da Bélgica através de uma gama diversificada de atividades culturais, artísticas, culinárias, e lúdicas: café-concerto de violão na Lapa, concerto clássico na Cidade das Artes, recital Jacques Brel no centro, Samba belga na Gamboa, mostra de filmes sobre África central e a sua relação com a Bélgica, noites especiais de apreciação de cervejas belgas em Ipanema e Barra. Encerrando a programação, quitutes belgas como batata frita, crepes, gauffres, e o famoso chocolate serão os protagonistas da quermesse belga.

Festival Belgacarioca

 Programacão
BIÈRES

O que não pode faltar no Festival Belga? Cerveja, claro! Na Bélgica existem mais de 1.500 tipos de cerveja. E no BIERES você pode degustar e comprar cervejas com preços promocionais.

Uma degustação se realizará com as seguintes promoções:
• 3 Chopps belgas e uma porção de batatas fritas – R$49.99.
• A cada 2 Chopps – 1 de graça.
• 10% de desconto sobre outros produtos.

Data: 11 de novembro
Endereço: BB Bistrô, R. Visc. de Pirajá, 580 – 219 – Ipanema

MOSTRA DE FILMES SOBRE O CONGO

A África Central e, particularmente, a República Democrática do Congo ocupa um lugar especial na história do Brasil, assim como da Bélgica.

A Mostra de Filmes Belga-congoleses sobre o Congo permitirá percorrer esse vasto país através de uma parte da sua história, explorar as margens maravilhosas do grande e poderoso rio Congo (com os filmes de Thierry Michel “Mobuto Rei do Zaire” e “Rio Congo”) e passear pelos parques e pelas magníficas reservas naturais – patrimônio da humanidade – na parte leste do país (com o filme de Tanguy Dumortier et Philippe Lamair “Natureza Congo”). Graças ao Instituto Francês, descobriremos também como a famosa rumba congolesa conseguiu conquistar e seduzir muitos outros países e até mesmo continentes (com o filme de David Pierre Fila “Sobre os caminhos da rumba”).

Data: 16 de novembro das 12h00 às 22h00
Endereço: Cinémaison, Av. Pres Antônio Carlos, 58 – Centro
Entrada: Livre.

RECITAL JACQUES BREL

Quem conhece a famosa música  “Ne me quitte pas” de Jacques Brel, o famoso cantor é Belga !

Data: 17 de novembro às 19h00 
Endereço:
 Cinémaison, v. Pres Antônio Carlos, 58 – Centro
Entrada: livre.

 
CONCERTO DE GALA NA CIDADE DAS ARTES

Duas jovens artistas, Irina Lankova eTatiana Samouil, se apresentarão na sala do Teatro de Câmara da Cidade das Artes, apresentando obras de artistas renomados como Fritz Kreisler, Sergei Rachmaninov e o compositor belga César Franck.

Data: 18 de Novembro, 21h00
Preço: 50 Reais – http://www.cidadedasartes.org/
Endereço: Cidade das Artes, Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca

 
SAMBA BELGA

Tem belga cantando samba? Tem, sim senhor! Michel Tasky nasceu em Bruxelas e chegou ao Brasil com a Organização Médicos Sem Fronteiras em 1993 e se apaixonou pela musica Brasileira. Desde então ficou no Pais e se formou na UNIRIO em Musica Popular e Arranjos, aprofundou seus conhecimentos musicais, tocando e cantando em varias rodas musicais na Cidade. Ultimamente, Michel canta samba em alguns eventos internacionais na Europa e no Brasil.

No Samba Belga na Gamboa, Michel Tasky vai fazer uma roda animada com os melhores músicos na praça. Além de samba das velhas guardas, haverá sambas que brincam com o “estrangeiro” .

Data: 23 de novembro às 20h00
Endereço: Rua Sacadura Cabral, 155 – Praça Mauá
Entrada: Franca + consumação

 
KERMESSE

A Kermesse é famosa na infância das escola belgas. No dia 28 de novembro, no Liceu Franco-Brasileiro em Laranjeiras, haverá tudo o que se precisa em uma kermese belga: animação, música, uma tombola, bebidas e comidas típicas.

Data: 28 de novembro das 12h00 as 18h00
Endereço: LFB, Rua das Laranjeiras, 13 – Laranjeiras
Entrada: R$ 5,00

THE IMPORTANCE OF BEING

A exposição “The Importance of Being …” reúne 40 artistas (nascidos ou não na Bélgica) que oferecem um vasto panorama da arte contemporânea na Bélgica, país que é uma confluência europeia, servindo, como uma plataforma com dinâmicas culturais específicas, e, ao mesmo tempo, globais, devido à sua posição central no continente europeu.

Posteriormente estarão em outras capitais latino-americanas, como no Museo Nacional de Bellas Artes, de Havana, Cuba e também no Museo de Arte Contemporáneo de Buenos Aires.

Data: de 02 de dezembro a 14 de fevereiro 2016 
Endereço: 
MAM, Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo

http://theimportanceofbeing.be/
https://www.facebook.com/TIOB2015/

FESTIVAL BELGARIOCA
De 10 de novembro a 02 de dezembro – Rio de Janeiro
www.belgarioca.com.br
Facebook: www.facebook.com/consuladogeraldabelgicanoriodejaneiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s