Topless no Brasil

Todo o verão volta a tona uma discussão antiga, liberar ou não o topless nas prais brasileiras. Esse ano em particular vi muita mulheres, ao contrário de anos anteriores, se colocando favoráveis a essa prática. Particularmente, não faria topless, mas não vejo problema de uma mulher que deseje fazer, faça. Lembrando que no Brasil, a mulher que retirar a parte de cima do seu biquíni pode ser presa por atentado ao pudor.

t2

A palavra Topless vem do inglês significa literalmente “sem a parte de cima”.

A prática de topless na praia em países europeus é bastante difundida, principalmente na costa mediterrânea. As pessoa veem com naturalidade, andam de um lado a outro da praia normalmente. Como isso é extremamente comum, nem mesmo os homens faltam com o respeito ou ficam olhando descaradamente, porque seria considerado indelicado.

t4

Em algumas entrevistas na TV, quando os homens questionados sobre o topless, quase todos deram risadas e disseram que eram favoráveis, mas quando perguntaram o que achavam se a namorada ou esposa fizesse, foi unanime: “Não! Eu não ia deixar ela fazer!”.

Bem… acho que esse é um dos problemas que as mulheres brasileiras enfrentariam, o machismo evidente no posicionamento desses homens. Se fosse liberado, acho que no início, as mulheres teriam alguns problemas com piadinhas e outras coisas que nós mulheres enfrentamos todos os dias quando saímos na rua, mesmo que estejamos de calça jeans e regata normal. Na minha opinião, a maldade não está no topless em si, mas sim na maneira e maturidade com que os demais verão isso.

Outra coisa para o homens assanhadinhos. Se ele acham que só verão musas com seios fartos sensualizando na praia, estão muito enganados. Ainda que o uso de silicone nos seios esteja cada vez maior, a maior parte das mulheres tem seus seios normais: os seios grandes sem silicone, provavelmente não estarão empinados; os seios pequenos não terão aquela ajudinha que nós amamos do bojo do sutiã, que faz aquela propaganda enganosa; as mulheres mais velhas, desfilarão pela areia com os seios murchinhos, que é o mais natural de acontecer com a idade ( lei da gravidade está aí).

t1

Curiosidade:

Uma vez uma amiga que foi a Cuba me contou que ficou em um resort onde haviam muitos espanhóis hospedados. As mulheres espanholas olhavam de cara de repreensão para o biquíni dessa amiga, por causa do fio dental. Detalhe: essas mulheres faziam topless inclusive dentro do hotel. Ou seja, é cultural.

Posição das blogueiras do RF sobre o assunto:

Rebeca (eu): Sou a favor da liberação, mas com pequenas áreas que sejam permitidas ou proibidas essa prática para que quem não deseja ver o seios a mostra, tenha um opção onde se sinta mais confortável.

Amanda: É a favor, mas não em todas as praias. Existem aqueles que não querem, por motivos morais, religiosos ou sei lá….

Ly: É a favor, mas em ponto específicos. Para ter espaço para quem não quer ver também.

Anna: É a favor, mas em praias específicas.

No mundo também vem crescendo o movimento Topfreedom que vai mais além do que o simples topless. O Topfreedom quer dar liberdade para que as mulheres possam ficar livres da parte de cima, ou seja, onde os homens podem ir sem a camisa, as mulheres também possam. É um movimento mais audacioso que busca cada vez mais igualdade entre homens e mulheres. Pode parecer bobagem isso, mas por exemplo, em alguns estados dos Estados Unidos, a mulher não pode nem se quer amamentar em público.

t5

Ahhh….antes que me esqueça. Uma coisa que eu não entendo muito bem. Nós não podemos fazer topless na praia, mas todo início do ano, aparece uma mulher dançando praticamente nua, só com pinturas no corpo, na minha TV e ninguém perguntou se eu queria ou não ver. Se ela pode, porque nós não podemos?

t3

E vocês? O que acham sobre esse assunto?

Por Rebeca Gonzalez

* Imagens retiradas da internet.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Topless no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s