Todo dia lutando contra o câncer

O outubro foi Rosa e o novembro é Azul, mas a luta contra o câncer não pode parar!

004

Mais importante que um diagnóstico precoce é a prevenção, por isso a importância dessa conscientização. Acho maravilhoso existirem essas campanhas para nos lembrarem o quanto é importante fazer o auto exame das mamas ou periodicamente exames que possam detectar precocemente algum outro tipo de câncer e mais ainda ter um estilo de vida saudável.

Pessoal, não sou médica, e nem da área de saúde, mas trabalho diretamente com os pacientes que estão passando por essa doença e por isso me preocupo muito com o tema e minhas opiniões veem de ricos bate papos com quem vivência isso diariamente. Eu trabalho com próteses capilares na empresa Natural Hair Studio e acabo aprendendo muito com todos os meus clientes que eu conheço. Tenho sorte de me tornar amiga de muitos deles mesmo após eles tirarem as próteses.

Temos que lembrar que como se costumava dizer antigamente que só quem tinha câncer era quem tinha a hereditariedade, essa informação está desatualizada se não sempre esteve errada. Os fatores de risco podem não apenas ser da hereditariedade mas como também de natureza ambiental, e é ela que é responsável pela maioria dos casos como diz o site do Inca

“A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. Entende-se por ambiente o meio em geral (água, terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins), o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos), o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida). As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os “hábitos” e o “estilo de vida” adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.” (http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=13

O Outubro Rosa é uma campanha que ajuda a salvar muitas vidas. Fazer um auto exame é algo tão simples mas por incrível que pareça muitas mulheres não o fazem. As vezes por conta do medo, ou da falta de hábito muitas mulheres deixam passar aquele “carocinho” ou então um machucadinho em suas mamas. Mulheres de todas as idades devem fazer o auto exame e mulheres que tem fatores de hereditariedade e a partir de 40 anos, devem fazer os exames como a mamografia para acompanharem a saúde das mamas.

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia. (Mulher Consciente)

 

O Novembro Azul é uma campanha mais recente, tem poucos anos e os índices de prevenção e diagnóstico são muito desanimadores, pois muitos homens a partir dos 40 anos de idade não fazem os exames necessários ou nem vão ao médico.

“O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.” ( http://www.novembroazul.com.br/campanhas/conheca.php)

Vamos mudar essa estatística e divulgar sempre as informações para que elas atinjam cada vez mais pessoas e possam salvar mais e mais vidas.

Por Ly Yoshida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s